Formação das colônias


Os Estados Unidos teve origem com trezes colônias inglesas na América, isto a partir do século XVII. Num período de dois séculos, foi reunido mais de 2 milhões de habitantes. Entre colônias do Norte e do Sul havia grandes diferenças. Isto porque nas colônias do norte, a estrutura administrativa era baseada em uma ocupação de pequenas propriedades e colonos livres; nas do sul, era o oposto: grandes fazendas de produtos tropicais, cultivados por escravos africanos. Mesmo com essas diferenças, e como consequência, os vários conflitos resultantes, não impediu a formação de uma nação soberana e unificada.

As colônias do Norte e do Centro tiveram um desenvolvimento bem deferente das do Sul. Nestas regiões predominavam as pequenas e medias propriedades. O trabalho era livre, exercido por colonos que fugiram da Europa, o chamado Novo Mundo, por motivos políticos ou religiosos.

Um dos símbolos desses primeiros núcleos protestantes foi o navio Mayflower, que partiu da Inglaterra em 1620, levando mais de 100 pessoas, conhecidas na tradição de norte americana com país Peregrino.


Nenhum comentário:

Postar um comentário